detectores de campos elétricos

É facil constatar a presença de um campo eletrico ?

Resposta


Dá para explorar as propriedades do campo elétrico de 3 maneiras:

1) O campo elétrico exerce força sobre uma partícula ou corpo carregado. Então monte um sistema da seguinte maneira: carregue um pequeno corpo de massa m, o qual poderia ser uma esfera de isopor. Para carregá-lo você poderia atritá-lo contra um pano seco por exemplo). Deixe-o preso por um fio com a outra extremidade do fio fixada, como mostrado na figura (a) da imagem ao lado. Em (b) é mostrado o que acontece quando o sistema é deixado em equilíbrio na presença de um campo elétrico repulsivo e com as linhas de campo orientadas como mostradas na figura.

clique na imagem para ampliá-la

Clique aqui se não encontrou o seu problema resolvido ou um assunto que queira ver.


2) Outra maneira. Suponha que tenhamos uma barra carregada negativamente como representada em (a) da figura abaixo. A barra criará um campo elétrico não mostrado na figura. Para detectarmos a presença do campo, montamos então o sistema mostrado em (b) na figura. Usamos uma esfera metálica, 1 fio ligado a ela e a um amperímetro, representado lá por (A), e ligado ao amperímetro parte um fio aterrado.

Ao aproximarmos a barra carregada do sistema (ou o sistema da barra), as cargas elétricas negativas da esfera metálica migrarão para o solo e o amperímetro detectará uma corrente. Representado em (c) na figura. Ao afastarmos a barra, veja letra (d) na figura, as cargas elétricas negativas retornarão e o amperímetro detectará outra corrente.
clique na imagem para ampliá-la


3) usar uma bússola para detectar o campo elétrico estático (como o campo gerado por um corpo carregado, por exemplo, a barra representada em (a) da figura anterior) não dá certo.

Pela Lei de Ampère as cargas tem que estar em movimento para interagir com o campo magnético e assim interagir com a bússola. Pela Lei de Faraday, o campo magnético variável no tempo interage como campo elétrico.

Assim, terá que ficar movimentando o corpo (o que pode ser impraticável se o corpo for grande ou se você não souber qual o corpo está servindo de fonte do campo elétrico).

Ou então terá que ficar movimentando a bússola. O que pode fazer você ter falsos resultados já que a agulha magnetizada da bússola não é fixa, ela já se movimentaria se você fizesse a bússola sofrer solavancos. Então deverá movimentar a bússola evitando movimentos bruscos.

Pesquisar no blog: campo: conservativo, na relatividade, e quântica

Nenhum comentário: